Weight Loss Program
Menu

Apresentação

  •  


CURSOS CIENTÍFICO-HUMANISTICOS

O que são?

São cursos com a duração de 3 anos lectivos, correspondentes aos 10º, 11º e 12º anos de escolaridade.

O plano de estudos dos Cursos Científico-Humanísticos, para além da área de projecto, compreende duas componentes de formação:

- componente de formação geral;

- componente de formação específica. 

 

A quem se destinam?

Destinam-se, principalmente, aos alunos que, tendo concluído o 9º ano de escolaridade, pretendam obter uma formação do nível secundário tendo em vista o prosseguimento de estudos para o ensino superior (universitário ou politécnico). 

 

Que certificação conferem?

Conferem, após a sua conclusão, o diploma de conclusão dos estudos secundários, o que possibilita ao aluno candidatar-se ao ensino superior.





Links de Interesse

  •  



Agência Nacional para a Qualificação:

 

Novas Oportunidades: www.novasoportunidades.gov.pt

 

Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular: 
http://sitio.dgidc.min-edu.pt/secundario/paginas/default.aspx

 

Direcção-Geral do Ensino Superior:  www.dges.mctes.pt

 

Índice de Cursos em Funcionamento do Ensino Superior: http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Acesso/Ensino+Sup.+Publico/Concurso+Nacional/Indice+de+Cursos/

 

Instituto do Emprego e Formação Profissional: www.iefp.pt

Ciências e Tecnologias

  •  

 Plano de Estudos
[Decreto-Lei n.º 272/2007, de 26 de julho,
Declaração de Rectificação n.º 84/2007, de 21 de setembro e Portaria nº 243/2012 de 10 de agosto]

 

 

COMPONENTES DE FORMAÇÃO

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA SEMANAL (EM MIN)

10º

11º

12º

Geral

Português

180

180

200

Língua Estrangeira I ou II ou III a)

150

150

-

Filosofia

150

150

-

Educação Física

150

150

150

 

 

 

 

Específica

Matemática A

250

250

270

Opções b):

 

 

 

Física e Química A

315

315

-

Biologia e Geologia

315

315

-

Geometria Descritiva A

270

270

 -

Opções c):

-

-

150

Biologia

 

 

 

Física

 

 

 

Química

 

 

 

Geologia

 

 

 

Opções d):

-

-

150

Antropologia e)

 

 

 

Aplicações Informáticas B e)

 

 

 

Ciência Política e)

 

 

 

Clássicos da Literatura e)

 

 

 

Direito e)

 

 

 

Economia C e)

 

 

 

Filosofia A e)

 

 

 

Geografia C e)

 

 

 

Grego e)

 

 

 

Língua Estrangeira I, II ou III e)*

 

 

 

Psicologia B e)

 

 

 

Oficina de Expressão Dramática e)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Educação Moral e Religiosa f)

(90)

(90)

(90)

 

Tempo a cumprir

1575 ou 1620 (1665 ou 1710)

1575 ou 1620 (1665 ou 1710)

1035 (1125)


a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso do aluno iniciar uma língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, pode cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária.

b) O aluno escolhe duas disciplinas bienais.

c) d) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções c).

e) Oferta dependente do projecto educativo da escola.

f) Disciplina de frequência facultativa.

* O aluno deve escolher a língua estrangeira estudada na componente de formação geral, nos 10º e 11º anos. 

 

 


 


Ensino Superior

Medicina, Engenharia, Agronomia, Biologia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Física, Geologia, Informática, Química, Veterinária.

 



Línguas e Humanidades

  •  

  Plano de Estudo
[Decreto-Lei n.º 272/2007, de 26 de julho,
Declaração de Rectificação n.º 84/2007, de 21 de setembro e Portaria nº 234/2012 de 10 de agosto]

 

 

COMPONENTES DE FORMAÇÃO

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA SEMANAL (EM MIN)

10º

11º

12º

Geral

Português

180

180

200

Língua Estrangeira I ou II a)

150

150

-

Filosofia

150

150

-

Educação Física

150

150

150

 

 

 

 

Específica

História A

250

250

270

Opções b):

 

 

 

Geografia A

270

270

-

Latim A

270

270

-

Língua Estrangeira II ou III

270

270

-

Literatura Portuguesa

270

270

-

Matemática Aplicada às Ciências Sociais

270

270

-

Opções c):

-

-

150

Filosofia A

 

 

 

Geografia C

 

 

 

Latim B

 

 

 

Língua Estrangeira I, II ou III *

 

 

 

Literaturas de Língua Portuguesa

 

 

 

Psicologia B

 

 

 

Sociologia

 

 

 

Opções d):

-

-

150

Antropologia e)

 

 

 

Aplicações Informáticas B e)

 

 

 

Ciência Política e)

 

 

 

Clássicos da Literatura e)

 

 

 

Direito e)

 

 

 

Economia C e)

 

 

 

Grego e)

 

 

 

Oficina de Expressão Dramática e)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Educação Moral e Religiosa f)

(90)

(90)

(90)

 

Tempo a cumprir

1530 (1620)

1530 (1620)

1035 (1125)

 

a) No caso do aluno dar continuidade às duas línguas estrangeiras estudadas no ensino básico, deve inserir-se a Língua Estrangeira I na componente de formação geral e a Língua Estrangeira II na componente de formação específica.

b) O aluno escolhe duas disciplinas bienais.

c) d) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções c).

e) Oferta dependente do projecto educativo da escola.

f) Disciplina de frequência facultativa.

* O aluno pode escolher a língua estrangeira estudada na componente de formação geral ou a língua estrangeira estudada na componente de formação específica, nos 10º e 11º anos. 

 

 



Ensino Superior

Direito, Jornalismo, Comunicação Social, Arqueologia, História, Estudos Europeus, Relações Internacionais, Filosofia, Relações Públicas, Línguas e Literaturas, Ciências da Educação, Ensino de Línguas, Estudos Clássicos, Guia Intérprete, Literatura, Tradução, Turismo.

 



Ciências Socioeconómicas

  •  

 Plano de Estudos
[Decreto-Lei n.º 50/2011, de 08 de abril,
Portaria nº 244/2011, de 21 de junho e Portaria nº 243/2012 de 10 de agosto]

 

COMPONENTES DE FORMAÇÃO

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA SEMANAL (EM MIN)

10º

11º

12º

Geral

Português

180

180

200

Língua Estrangeira I ou II ou III a)

150

150

-

Filosofia

150

150

-

Educação Física

150

150

150

 

 

 

 

Específica

Matemática A

250

250

270

Opções b):

 

 

 

Economia A

270

270

-

Geografia A

270

270

-

História B

270

270

 -

Opções c):

-

-

150

Economia C

 

 

 

Geografia C

 

 

 

Sociologia

 

 

 

 

 

 

 

Opções d):

-

-

150

Antropologia e)

 

 

 

Aplicações Informáticas B e)

 

 

 

Ciência Política e)

 

 

 

Clássicos da Literatura e)

 

 

 

Direito e)

 

 

 

Economia C e)

 

 

 

Filosofia A e)

 

 

 

Geografia C e)

 

 

 

Grego e)

 

 

 

Língua Estrangeira I, II ou III e)*

 

 

 

Psicologia B e)

 

 

 

Oficina de Expressão Dramática e)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Educação Moral e Religiosa f)

(90)

(90)

(90)

 

Tempo a cumprir

1530 (1620)

1530 (1620)

1035 (1125)


a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso do aluno iniciar uma língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, pode cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária.

b) O aluno escolhe duas disciplinas bienais.

c) d) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções c).

e) Oferta dependente do projecto educativo da escola.

f) Disciplina de frequência facultativa.

* O aluno deve escolher a língua estrangeira estudada na componente de formação geral, nos 10º e 11º anos. 

 

 


 


Ensino Superior

Economista, Gestor, Empresário, Diretor Bancário, Auditor, Contabilista, Diretor Financeiro, Gestor de Informação, Gestor de Recursos Humanos, Gestor de Marketing.

 



Pautas de Classificação

Menu
Go to top